Ordem do Sagrado Manto de São José


Artigos
  • Voltar






22/06/2022
O que um devoto de São José precisa saber?



Alguns papas declararam São José o maior santo da Igreja Católica depois da Virgem Maria. Pio IX o proclamou como Padroeiro da Igreja Universal, Leão XIII o citou como modelo de esposo e de pai e Bento XV, depois da Primeira Guerra Mundial, indicou a devoção a São José como a solução espiritual para os problemas do pós-guerra.

Tempos depois, o Papa Pio XI propõe o santo – que está presente desde o início da história do cristianismo – como modelo para os trabalhadores. Seu sucessor, Pio XII, instituiu a festa litúrgica de São José Operário e João XXIII declarou São José como o “Celeste Protetor” do Concílio Vaticano II, além de introduzir o nome do santo no Cânon Romano.

Em tempos mais atuais, João Paulo II escreveu uma das mais importantes obras sobre São José – a Exortação Apostólica Redemptoris Custos. Bento XVI preparou a introdução do nome de São José nas três orações eucarísticas no Missal Romano posterior ao Concílio Vaticano II. Por fim, o Papa Francisco sancionou a introdução do nome de São José no Missal Romano. Além disso, Francisco admitiu ter uma particular devoção ao Santo que, enquanto dormia ouvia a voz do Anjo do Senhor para, logo em seguida, partir para a ação. (Cf. Mt 1, 24).

Os papas evidenciaram a importância de São José para os cristãos. Devido a isso, a devoção ao pai adotivo de Jesus vem se difundindo cada vez mais. A imagem mais conhecida do santo é a que ele, vestindo um manto marrom, segura o Menino Jesus no colo e ao mesmo tempo um lírio branco em uma das mãos. Mas, por que José – o homem justo (cf. Mateus, 1,19) – foi representado dessa maneira? O que ela tem a nos dizer desse santo? Essa imagem do santo está envolvida por simbolismos. Veja o que um devoto de São José precisa saber:

São José cuida espiritualmente de nós

O símbolo da paternidade de São José não seria mais bem representado do que por meio de uma imagem do santo trazendo Jesus em seus braços. José cuidou e protegeu Jesus. É isso que ele faz por nós.

São José nos ensina sobre humildade e simplicidade

O marrom do manto de São José representa a humildade e a simplicidade deste personagem tão importante para os católicos. São José foi um homem simples. O marrom é a cor da madeira, por isso o manto marrom representa também o ofício de carpinteiro que ele desempenhava.

O lírio da pureza

O lírio que a imagem do santo segura numa das mãos representa a pureza do seu coração, sua castidade e também nos recorda da vitória da vida sobre a morte. Em São José temos o exemplo de um homem honesto, de coração puro, que confiava exclusivamente em Deus. Seu único apego era fazer a vontade de Deus, realizar os planos que Deus a ele confiou. Viveu como a providência divina o quis.

São José dormindo, uma das representações preferida do Papa Francisco

O atual papa da Igreja Católica contou que tem especial devoção a São José. Contudo, a imagem que o Papa Francisco tem em seus aposentos não é aquela que representa o santo com o Menino Jesus em seus braços. Francisco tem consigo uma imagem de São José dormindo.  “Eu gosto muito de São José porque é um homem forte e de silêncio. No meu escritório, eu tenho uma imagem de São José dormindo, e dormindo, ele cuida da Igreja”, contou o sucessor de Pedro numa viagem apostólica às Filipinas, em 2015. Ele ainda explicou: “Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, eu o escrevo em um papelzinho e o coloco em baixo de São José, para que ele sonhe sobre isso. Isso significa: para que ele reze por este problema”.

Na ocasião o Papa falou sobre três atitudes de São José que todos precisamos ter como exemplo: “repousar no Senhor, levantar-se com Jesus e Maria e ser voz profética (…). Esses momentos preciosos de repouso, de descanso com o Senhor na oração são momentos que gostaríamos, talvez, de prolongar. Mas, a exemplo de São José, quando ouvimos a voz de Deus devemos despertar, levantar e agir”



Fonte: https://blog.livrarialoyola.com.br/2018/03/16/sao-jose/


Artigo Visto: 399








Total Visitas Únicas: 97.123
Visitas Únicas Hoje: 2
Usuários Online: 2